Água-Marinha

Ficha técnica

Grupo: Óxidos

Sistema cristalino: Hexagonal

Fórmula química: Be3Al2Si6O18

Dureza: 7,5 - 8

Densidade: 2,68 – 2,74

Clivagem: Indistinta

Fratura: Concóide

Cor: Azul

Cor do traço: Branca

Brilho: Vítreo

Fluorescência: Ausente

 

agua_marinha

A água-marinha é a variedade preciosa de cor azul do mineral berilo. Por sua cor excepcional, é uma gema muito popular. A bela água-marinha varia de cor, indo desde o verde-azulado até o mais perfeito e intenso azul-celeste. Assim como as esmeraldas, os heliodoros e as morganitas, as águas-marinhas são uma variedade do mineral berilo. Trata-se de uma pedra preciosa muito imitada, usando-se para isso materiais naturais e sintéticos. Os mais belos exemplares de águas-marinhas vêm do Brasil, em especial do Estado de Minas Gerais, rico em minérios.

Características

A água-marinha é um silicato de alumínio e berilio (berilo). Embora seja muito dura, é também uma gema bastante frágil, que se lasca com facilidade, caso seja sujeita a golpes súbitos.

É típico da água-marinha exibir um brilho vítreo. Praticamente não tem clivagem – vale dizer, não se parte quando atingida por um martelo ou quando exposta a pressões semelhantes.

Por vezes os cristais apresentam impurezas que, em geral, aparecem sob a forma de delgadas cavidades paralelas. Dentro dessas cavidades há um líquido transparente, como uma bolha de gás. Em alguns casos é possível ver essa inclusão – chamada nivelador – movendo-se dentro da gema. Entre as impurezas encontráveis na água-marinha estão a mica, a moscovita, a hematita e cristais de ilmenita.

Origens

Como todas as outras variedades de berilo, a água-marinha ocorre tipicamente em rochas pegmatíticas e também em depósitos secundários. As jazidas mais importantes encontram-se no Brasil, nos Estados de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. Os melhores cristais azul-escuros de água-marinha vêm de Madagascar. Existem outros depósitos no Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Rússia (nos montes Urais) e nos montes Mourne, na República da Irlanda.

Cadastre-se

Pessoas Online

Temos 23 visitantes e Nenhum membro online